sábado, 17 de março de 2018

Envolvimento emocional é diferente de envolvimento afetivo ?




Trabalho com a ideia que sim.

Tentando compreender a dinâmica que faz tanta gente sofrer com relacionamentos, fui dando passos para ajudar a mim mesma.

Sempre levando em conta os ensinamentos de Cristo de que tanto precisamos ser um, no que se diz respeito a termos uma identidade única para Ele, mas também levando em conta, que o primeiro mandamento Dele nos diz para amarmos uns aos outros como Ele nos ama.



Essa busca foi me conduzindo a organizar pensamentos, sobre as formas de relacionamentos que estabelecemos, que nem sempre são saudáveis e nem sempre fazem bem.

O que consigo compreender até aqui, é que quando estamos envolvidos com as emoções e não com o coração, fazemos coisas diferentes.

Vamos trabalhar com a ideia de que envolvimento afetivo é a ligação entre dois corações e envolvimento emocional é a ligação entre duas emoções.

Pelo fato de nossas emoções na maioria das vezes serem imaturas, é comum considerarmos que nos envolvemos com as emoções de forma inadequada.

Então quando duas pessoas se envolvem pelo coração, ou seja, afetivamente, há maior chance de construírem um relacionamento saudável, enquanto que se for apenas envolvimento emocional provavelmente não.

Comece a perceber se você tem maior probabilidade de se envolver pelas emoções ou pelo coração. (Isso pode se dar desde as relações em família, amizades e conjugais).

Envolvimento emocional sendo o encontro entre duas emoções imatura, na maioria das vezes terá um desfecho sofrido, inadequado, não saudável. São relacionamentos conturbados, desorganizados, doentios.

Enquanto que envolvimento afetivo seria o encontro entre dois corações que vão se conhecendo aos poucos e construindo algo duradouro, saudável, que pode transformar-se em amor.

Se nos ligarmos a pessoas apenas pelas emoções iremos aos poucos adoecendo, sem crescer, sem amadurecer, serão sempre duas pessoas que terão conflitos não resolvidos. 

Retardamos o processo de nos conhecermos, retardamos o processo de tornarmos pessoas semelhantes a Cristo. Retardamos o processo de aprender a amar como Ele nos ama.
Também não faremos bem algum a outra pessoa.

Na ânsia de ajudar, estaremos prejudicando o crescimento da pessoa também.

Relacionamentos ligados pelas emoções são primitivos, impulsivos, imediatistas. Relacionamentos ligados pelos corações são coerentes, tranquilos, possui clareza, equilíbrio de afeto, emoção, e dose adequada de razão.
Relações emocionais são doentias, relações afetivas são saudáveis.
Relações emocionais causam mal em nós, relações afetivas trazem crescimento aos dois.

Enfim, precisamos avaliar nossos envolvimentos humanos, se realmente queremos nos tornar pessoas bem resolvidas, pessoas estruturadas e pessoas em crescimento na semelhança do nosso mestre Jesus Cristo.

O desejo Dele é que estabeleçamos relacionamentos afetivos em nossa família, com nossos amigos, e com nossos parceiros conjugais.

Iseli Cruz
Março/17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário