domingo, 29 de setembro de 2019

Quer ser feliz?

Todos nós queremos ser feliz.
Quando entendemos que ser feliz é ter, é ser saciado, preenchidos ou "plenos", buscamos tudo que enxergamos ao redor, incluindo coisas e pessoas.
A adolescência normalmente é o nosso maior período de consumo, principalmente atendido pelos pais.
Na juventude, cheios de energia, passamos a lutar pelo que a sociedade nos estimula, pelos modelos da mídia, da família, casamento, e pelo que nossos próprios sonhos direcionam. "Fase do auge".
Na idade adulta e maturidade, começamos a desconfiar que "falta algo mais",  independente do lugar que chegamos, nos damos conta de um vazio na alma.
Se formos guiados pelos anseios da alma (que é meramente humana), a busca se fixa nas coisas materiais. Sendo possível envelhecer lutando, procurando, pelo que nossos olhos veem, e normalmente frustados morreremos, com a sensação de não ter alcançado a tal felicidade.
É na maturidade que as angústias da alma adoecida e vazia pede mais, ou também quando acomodamos a dizer enganosamente: "sou feliz, estou satisfeito, conquistei tudo que almejei, sou realizado(a)!!"

O que te falta?
Foi na juventude que Jesus encontrou um mágico encantador sádico e ofereceu a Ele, algumas sugestões para preenchê-lo. Inclusive pediu à ele para transformar pedras em pão. Que tentador!!! Transformar pedras em pão. 
Qual pão pode ser esse? 
Pão é algo para saciar, alimentar o corpo, dar prazer. 
Será que não é o mesmo que nossa alma busca para ser feliz? 
Era como se o encantador mágico dissesse: "Transforma tudo que é pedra (difícil) em pão, tudo fácil, em carnaval. Todos ficarão felizes! Muito prazer, muitos atrativos, beleza, glamour. Se encha e encha os humanos disso e eles ficarão felizes". 
Pão também pode ser casa, carro, roupas, formação acadêmica, dinheiro, tudo que se refere ao material, pode ser chamado de pão nesse exemplo do que foi ali oferecido.
Jesus responde: "Nem só de pão viverá o homem, mas de Toda Palavra da boca de Deus". Nem só de comida, bebida, maconha, prazeres, sexo, alimentos, remédios, casa, família, casamento, filhos, carros,viagens, realização momentânea, coisas que o dinheiro compra.

Qual Palavra Jesus se referia?
A Palavra de orientação de Deus, que nos enche do que é verdadeiro, consistente e eterno.
Está falando que não somos apenas corpo, matéria. Somos espírito, que não é concreto, não é palpável. A felicidade vem daquilo que não é material, não é só atraente. Inclusive é fácil entender que quando experimentamos o choro na alma (pedras); é que saberemos experimentar e valorizar as alegrias da alma. Muitas vezes o crescimento dói (pedras); muitas vezes temos que nós mesmos retirar pedras do caminho e com isso, ficamos fortes. 
O ser humano precisa da Palavra, do espírito de Deus, que diz onde encontrar a vida verdadeira. 
Jesus é lúcido, propõe que precisamos do equilíbrio entre pedras e pães,  das coisas terrenas e das coisas celestiais, que não vem da mágica.
Isso nos diz que, para o ser humano ser feliz é preciso essa conexão entre corpo, alma e espírito, que enquanto permanecemos no pão, provavelmente o vazio vai continuar batendo, pedindo "algo mais".
A maioria de nós só quer o pão, buscamos por cura do corpo, por saciar o estômago, por bens materiais, preencher a alma e não alimento do espírito.
                                 E você está correndo atras do pão ou da Palavra?

Iseli Cruz - Setembro/19


Nenhum comentário:

Postar um comentário