domingo, 20 de outubro de 2019

A mente, a alma e o espírito


O que falar da minha e da sua alma, ou do espírito nos dias de hoje, uma vez que estamos tão focados na mente, na inteligência, na objetividade, na lógica, no material, nos resultados rápidos e seguros. Em busca da realização, da felicidade, de sermos alguém respeitável, valorizados, reconhecidos, queremos a satisfação da alma.

A alma é coisa de mulher ou coisa do ser humano? De fracos, frágeis ou sensíveis e fortes?
Sabemos pouco e por medo de nos tornarmos místicos, deixamos esse assunto de lado.

Tal como o espírito, a alma se aloja sem visibilidade, abstrata e invisível, dentro de um corpo e de uma mente, possível de ser mensurado, fotografado, tocado, interpretado e até mesmo examinado em suas funções e reações.
Sobre o espírito, arriscamos em dizer que existe um espírito "em nós", ou fora de nós, que nos dá vida, que nos acompanha, ou que interage conosco.
Para quem acredita nela, considera que a alma é a sede das nossas emoções, da intuição, dos sentimentos, das percepções, do prazer. Uma vibração que não sabemos claramente descrever. Algo que se conecta e que precisa estar vinculada ao espírito, imprescindivelmente ligando nosso espírito ao de Deus.

Nos referimos à ela, como fonte das nossas alegrias, da liberdade, da leveza e da bondade.
Também, referimos-nos à ela como amarga, ferida, triste, adoecida, carente, aprisionada, angustiada, solitária, vazia, vaidosa, orgulhosa, imponente, fria, vingativa, sinistra, dominada pelo diabo, ou ainda como seres desalmados. Há afirmações sobre famílias desalmadas e pode-se vir de uma delas.
                                                                                                                                                           O que significa ter vida ou perder a alma?
Há uma parábola contada por Jesus sobre um homem que sentia pleno prazer em sua alma, estava totalmente satisfeito a tal ponto de dizer à ela: "Regozija-se oh alma"!! Ao que Deus lhe disse, "louco, ainda hoje pedirão por ela"!


"Esse homem, se preencheu com os prazeres e conquistas materiais, se percebia rico e saciado, plenamente satisfeito.
Não estava preocupado com nada e nem com ninguém fora dos seus íntimos.

Centrado em si mesmo, ego grande, vaidoso por suas conquistas, feliz com as habilidades, capacidade e inteligência. Era admirado, invejado por outros, por cima, bem resolvido, livre de preocupações, cheio de felicidade, de tudo que os olhos pudessem ver!!
Possuía um espírito (estava vivo), uma mente (inteligente) e um corpo saudável e foi o bastante para ele.
Deus o chamou de tolo e louco, disse que estavam pedindo pela alma dele".

Alma ... alma ... alma... tê-la viva significa estarmos cheios e conectados, vinculados, alimentados diariamente, ao Espírito do Pai.
Espírito humano que brotou da semente germinada no solo do Criador.
                                    Alma viva e saudável,
                                    Nutrida por Deus-Pai,              
                                    Tanto se alegra como chora,                                
                                    Amorosa e gentil, Graças dai!!
Quando foi que sua alma se emocionou da ultima vez?
Com o quê você se sensibilizou por coisas simples, puras e sublimes, no universo, nas plantas e animais?
Quando você estendeu a mão sem preconceito, sem barganhas, sem interesses da última vez, para alguém que não faz parte da sua família, da sua igreja, diferentes, que representam o nada na sociedade e que talvez até te causou mal?
Quando você perdoou, abraçou, pediu desculpas?
Quando você decidiu amar verdadeiramente (como Cristo), por não querer ser alguém frio(a) e gelado(a), sem alma?

Ser novo(a), inovador (a), ser colorido(a) internamente, ser amável hoje ainda, optar conscientemente pela vida e simplicidade da alma, nos entrelaça ao Criador.

"Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade" II Cor.3:17.
Onde Deus habita, há vida saudável da alma e isso será refletido com quem e em todo lugar que estivermos.

Iseli Cruz
Out/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário