terça-feira, 16 de junho de 2020

Década da informatização eletrônica, quarentena - O quarto e a caverna

Você já se deu conta, do quanto estamos estranhos, esquisitos ou até mesmo selvagens?
Século XXI, década da informatização eletrônica, quarentena.
Cada vez mais, em nossas casas, quer sejam sofisticadas, quartos de boneca ou surfistas, ou empreendedores;
Quer sejam modernos, padrão médio das mocinhas que trabalham maquiadas e rapazes estudantes com carros e skate;
Quer sejam classe baixa, mulheres com dupla ou tripla jornada e homens da pelada do bairro aos domingos, todos possuem algo
comum :  Internet em casa, celular, assinam tv de esportes  e manejam muito bem os recursos eletrônicos.
E isso está evidenciando um padrão bem comum, acentuado nesse período de quarentena, a saber, os quartos parecidos com as cavernas, e nós humanos, muito semelhantes aos seres não verbais, incomunicáveis, ou até mesmo, bichos.

Trabalho há quase trinta anos com os dilemas humano, e nele ouço, observo e reflito, faço parte, do quanto está acentuada, a dificuldade de relacionar-se, de comunicar o que está contido dentro das cavernas internas da mente, do coração e da alma humana.
Não é possível explanar aqui tanto conteúdo, até porque as pessoas não gostam mais de ler, acham cansativo, não há paciência, e na maioria das vezes considera-se uma chatice, conteúdo que fala da realidade. A maioria, preferem os temas divertidos e leves.
Nos quartos, não há final de dia, final de semana ou dia da faxina, não há horários para dormir ou acordar, dia e noite, madrugadas, manhãs e tardes se misturam, tudo sequencial.
Neles, são feitos as refeições, os bate papos, o trabalho e na maioria das vezes, mistura-se tudo, desde o resto de comida, embalagens, roupas sujas, remédios e etc.
Os contatos entre os membros da família já são feitos por msgs., uma folguinha na cozinha para buscar o alimento, e uma ida ao banheiro, que as vezes se tornou a extensão da bagunça do quarto.
Nele, as pessoas se expressam, choram, gritam, riscam paredes, comem, dormem, trabalham, transam, masturbam-se, assistem filmes e dançam.
Nesse pequeno espaço, reduziu o ser, a personalidade, o caráter de um ser humano, quer sejam em formação, quer sejam adulto (cronologicamente), quer sejam idosos.

Os animais estão cada vez mais humanizados, os quartos estão cada vez mais embicheirados, alguns por não saber mais se expressar, outros por acharem normal, legal, outros por acharem que vida de adulto, organizada, enche o saco.

O que há em nosso baú interno, que nos deixa assim?

Deixo aqui algumas "perguntas" para uma pausa de reflexão, quem sabe a consciência abra uma luz e traga idéias, de que é muito legal e alegre conviver, amar, sorrir em companhia da família.

PAIS: Vocês acham mesmo, que seus filhos vão lhe enxergar como os heróis deles um dia?
FILHOS: Vocês acham mesmo, que seus pais estão felizes com você vivendo assim e se sentirão realizados no papel que estão exercendo em suas vidas?
MARIDOS/ESPOSAS: Vocês acham mesmo, que vocês vão continuar despertando tesão e  admiração ao longo dos anos de vida a dois?

Há duas características importantes para nos trazer de volta aos quartos cheios de ar, de janelas abertas, com cheiro de sol, sairmos das cavernas, recuperar nossa sanidade humana, aquela que nos ensina a cuidar dos bichos e não eles de nós, a saber - A consciência e a gratidão.

A consciência lhe fará participar, colaborar voluntariamente nas atividades do bem comum da casa;
A gratidão, mostrará que você reconhece seu valor e o valor das outras pessoas ao redor.

No contexto que falo acima, quer sejam para pais, filhos, casais, é saber que alguém está pagando as contas, alguém está se esforçando a mais, alguém está suprindo as necessidades para você continuar vivendo assim.
Que tal, parar ao menos para agradecer, para um bilhete escrito de verdade, falar palavras que ainda podem fazer ressurgir carinho, gratidão e a aproximação humana e gentil.

"Quando os tempos parecerem muito difíceis, tragam à memória, quem somos nós, para quê fomos criados, o que dá Alegria e Vida Verdadeira".

Iseli Cruz
Junho/20


3 comentários:

  1. Belíssima matéria!!! Importantíssima reflexão para nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão. Muito boa e muito real. Alguém sempre está suprindo e mantendo a pessoa nesse mundo virtual que afasta as pessoas reais. Complicado, atual e muito necessária a reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que foi útil. Grata pelo apoio! Abç.

    ResponderExcluir