domingo, 7 de janeiro de 2018

Testemunho de vida por Iseli Cruz.



Abandono, desprezo, preconceito, solidão e religiosidade matam?

Sim.
Iseli Cruz - 2017.

Conviver muitos anos em tal ambiente e situação onde essas experiências se repetem em nossa direção, quando as relações envolvidas são íntimas, ou seja, pode significar a morte emocional e física de uma pessoa.

Atualmente, o número de pessoas que adoecem no emocional é incontável.

Quanto que o número de adoecimento por causas físicas não ficam por baixo.

A diferença está naquilo que enxergamos e detectamos por exames clínicos que é o caso de adoecimentos e agressões físicas.

No entanto, quando o caso é de adoecimento emocional, não conseguimos medir e nem visualizar, a não ser após anos pelos sintomas psicossomáticos que vão surgindo e denunciando um adoecimento oculto, velado, matando aos poucos a pessoa.

No caso, depressões, fobias, síndrome do pânico e ansiedade, dependências e outros.

Cito os itens acima por ter experimentado um a um durante mais de 35 anos.

Sei que histórias como a minha são comuns, pois quando somos agredidos emocionalmente em nossas relações íntimas a dor é mais profunda comparada a agressões em ambientes profissionais ou sociais.

Isso porque, nas relações que chamo de íntimas aqui, me refiro à família de origem ou família nuclear, constituída após um casamento, onde inclui-se família do cônjuge.

O quê me livrou da morte?

A fé,esperança e o amor.

Fui adquirindo intimidade e envolvimento com Deus, através dos cuidados de Cristo, do acolhimento do Espírito Santo, na medida em que fui experimentando ano a ano tal realidade.

Meu histórico de nascimento foi de rejeição, por isso creio que adquiri de Deus, do meu Criador a força necessária para reagir, lutar e sobreviver ainda bebê.

Essa força pela sobrevivência tornou-me adulta logo na infância. Ganhei resistência para mais tarde passar fome, mais rejeição, abandono, descasos, preconceitos, solidão e efeitos da religiosidade com julgamentos que também podem matar.

Hoje, de pé e saudável digo que nenhuma medicina, ciência humana ou religião humana, teriam tido efeito se não fosse o que Cristo fez naquela cruz por mim.

Ele faz para milhares, todos que n'Ele buscam socorro, assim como foi comigo.

Ele levou sobre si nossos abandonos, desamparos, rejeições, solidão, preconceito, julgo pesado da religiosidade, quando venceu a morte.

Agora sei que Ele também levou e leva de mim todo e qualquer sofrimento além dos sentimento de mágoa, ressentimento que sobrevieram dentro de mim.

Porque Ele não só leva aquilo que vem do outro para nós, como leva nossos sentimentos que expressamos na direção do outro.

Sentimento esse, que nos adoece muito mais do que aquilo que nos lançam. Porque adoecer com aquilo que lançam sobre nós, não tem o mesmo efeito emocional daquele que produzimos dentro de nós.

Os sentimentos que produzimos dentro de nós devido ao que nos fazem, tem o poder de nos tornar pessoas más, piores que aqueles que nos odeiam e nos desprezam.

Sermos libertos deles é possível, por causa do perdão. Quando perdoamos, também somos perdoados por Deus.

"E Ele levou sobre Sí as nossas dores, 
 E Ele levou sobre Sí,as nossas transgressões".
                                                 Isaías 53:4,5.

Perdoar, nos torna saudáveis e limpos de nós mesmos e íntimos de Cristo, pois vamos nos tornando parecidos à Ele.

E você?
O que tem vivido?
Cristo também te ampara, socorre e cura.

Jan/18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário